Minha Patrulha "TREMEMBÉ"

Patrulha Tremembé junto com Tabajaras formam as patrulhas mais antigas do ramo sênior de Granja, fundadas no dia 05 do mês de dezembro de 1992. As tribos Tabajaras e Tremembés foram escolhidas para nomear as duas Patrulhas mais antiga de nossa Tropa Sênior com um significado muito importante para nossa história como granjenses. Antes de nomear as Equipes com o nome dessas duas tribos, foi designado aos Monitores que fizessem uma pesquisa sobre os índios de nossa região. foi descoberto que antes dos colonizadores europeus chegarem em nossa terra, lugar onde hoje se situa a cidade de Granja, existiam duas Tribos indígenas que povoavam este vale. Os Tabajaras ocupavam o sertão e os Tremembés eram Tribos que habitavam a costa marítima do Ceará, mais propriamente na cidade de Camocim que fazia parte do território de Granja. Com essa informação em mãos foi criada a patrulha Tremembé tendo seu totem azul claro e preto, lema "FORÇA E PUDOR" e como símbolo o Índio com escudo e flecha. Atualmente com 18 anos a Tremembé já fez bastante história com pessoas que saíram e voltaram ou quem saiu para nunca mais voltar enfim, mais com toda essa história já se foram muitos monitores entre eles: José Mário Trévia Coutinho (o primeiro), Alan Ferreira Bezerra, Francisco Leandro Frota, Dario de Sousa, André da Silva Magalhães entre outros que contribuíram fortemente para a historia dessa patrulha que a cada dia se torna mais forte nessa historia de 30 anos de escotismo em Granja. Sempre com uma presença muito dominante a patrulha Tremembé já participou de vários desafios importantes como a excursão de Granja a Viçosa tendo como monitor na época o sênior: André da Silva Magalhães (atualmente chefe). No ano de 2010 a Patrulha Tremembé sempre com espírito de alegria entre os participantes da patrulha participou do Centenário do Escotismo no Brasil e Desafio Ciclístico 7º GE – Covão. Nós que fazemos a Tremembé desejamos as próximos que mantenham sempre o espírito de Alegria e Companheirismo de seus integrantes. Monitor: Rubens, Rômulo, Bruno, Ítalo, Sub: Romário.

Uma Tarde de aprendizado !


Neste sábado tivemos a bela oportunidade, graças ao nosso Pai Celestial, de termos uma tarde de mais um aprendizado, onde pudemos desfrutar das presenças de nossos jovens desbravadores que se aventuraram à margem direita desta artéria fluvial que banha nossa cidade, enriquecendo as paisagens das terras de Lívio Barreto, com as matas ciliares que serpenteiam o relevo das margens do Rio Coreaú, iniciando a preparação para as futuras programações que em breve serão apresentadas aos anciosos aventureiros de nosso grupo, nos dirigimos a determinado local para que ali os jovens sêniores pudessem demonstrar seus conhecimentos na construções de pioneirias.
Chefe Leandro orientava-nos e tudo dentro de grande descontração conseguimos nosso objetivo (VER FOTOS).
Agradeço a Deus pela experiencia vivenciada, a nosso Chefe Leandro e aos Sêniores que compareceram, pelos ensinamentos repassados, certo de que na próxima vez aprenderemos mais e sempre mais.

Chefe Gledson. SAPS !

A FORÇA DA MUMLHER NO DESAFIO CICLÍSTICO 7° GE / CE

Mulher Forte e Mulher de Força

Uma mulher forte não tem medo de nada...
Uma mulher de força demonstra coragem, em meio a seus medos
Uma mulher forte não permite que ninguém tire o melhor ela...
Uma mulher de força dá o melhor de si a todos.
Uma mulher forte comete erros e evita-os no futuro...
Uma mulher de força percebe que os erros na vida,
também podem ser bênçãos inesperadas e aprende com eles.
Uma mulher forte tem o olhar de segurança na face...
Uma mulher de força tem a graça.
Uma mulher forte acredita que ela é
forte o suficiente para a jornada...
Uma mulher de força tem fé de que é
durante a jornada que ela se tornará forte.

(Origem: 59º pps formatado por Vera Roglio - 08/12/2001)

Com esta mensagem queremos abrir uma pequena homenagem as duas Guias Luana e Rita, grandes guerreiras, desbravadoras que se propuseram a fazer parte de nossa empreitada no DESAFIO CICLÍSTICO 7° GE / CE, e se postaram como épicas guerreiras, quebrando as barreiras dos preconceitos e vencendo as adversidades de uma viagem cheia de obstáculos duríssimos mesmos para os mais bem preparados.

Escreveram seus nomes na história do 7° Grupo Escoteiro Monsenhor José Maria de Vasconcelos, sendo as primeiras mulheres do grupo a ir ao Sítio Covão, um desafio que poucos aventureiros se lançaram, e que alguns foram mais não nas mesmas circunstâncias, percorrendo mais de 40 km de bicicletas e na manhã seguinte enfrentar uma subida íngreme que durou 5 horas, seguida de mais uma hora de descida por trilhas pedregosas, sempre com muita força e coragem desafiando a todos seus companheiros, pois já na manhã seguinte já enfrentaram o mesmo caminho na direção opsta para voltarmos ao ponto de partida.

Nós que fazemos o 7° Grupo Escoteiro Monsenhor José Maria de Vasconcelos rendemos a a merecida homenagem a vocês, meninas que demosntraram a força da mulher para todos nós. Parabéns !

TROPA SÊNIOR 7º GE NA HORA DO PLANETA


Durante acantonamento realizado pela Tropa Sênior e alguns convidados do Clã Pioneiro Macaboqueira, as luzes do Prédio Histórico onde funciona a Sede do 7º Grupo Escoteiro Mons. José Maria de Vasconcelos foram apagadas durante "A HORA DO PLANETA" e foram realizadas várias atividades a Luz de Vela.

JORNADA NOTURNA DA TROPA SÊNIOR


A Tropa Sênior realizou uma Jornada Notura onde proporciou aos jovens muitas aventuras e desafios...
A alegria de todos no Fogo de Conselho e a visita de alguns Escotistas durante a atividade foi um momento especial.
Adormecer observando o céu estrelado e acordar com o canto da passarada....é vivenciar o Escotismo!

Meninos (as) Guerreiros (as)




Que tropa é essa?
Essa é a Tropa Sênior
Aqui só tem amor, unidos a lutar com força e pudor;
Esse é o nosso lema para ir a luta no campo de batalha não perdemos a disputa, porque somos guerreiros Tabajara e Tremembé, irmãos de B-P unidos ao Pajé e fazer o bem sem olhar a quem é a nossa obrigação crescendo todos juntos nos tornando cidadãos, aprender a obedecer e a comandar, manter a vida alegre para exercitar a fé que nós temos em nosso Salvador, Unidos a Lutar com Força e Pudor.
(Grito da Tropa Sênior)
Num clima de alegria e de amizade a Tropa Sênior do 7º GE iniciou suas atividades neste ano de 2010. Todos estão de Parabéns!